Inicio do curso: Dezembro de 2012
Duração: 11 meses;
Horas diárias de formação: 7 a 8 horas
Após a aprovação e entrada no mercado de trabalho a remuneração prevista varia entre os 1.000€ e os 1.200€ mensais.
ASPECTOS POSITIVOS
- Curso com forte componente prática;
- Formadores com grande experiência na matéria;
- Certificado emitido pela Fernave;
- Carta de maquinista emitida pelo IMTT;
- Operadores ferroviários potenciais empregadores:
- Passageiros
- CP
- Fertagus
- MetroLx
- MetroPorto
- Carga
- Transdev
- CP Carga
- Takargo/Comsa
ASPECTOS NEGATIVOS
- Preço: 19.000€ ( 3.760€ de entrada + 1.880€ x 8 );
- Acordos com a banca: nenhuma instituição aprovou crédito para este curso;
- Garantia de emprego no final do curso: não existe!;
- Nº de maquinistas desempregados em Portugal: estima-se uma centena;
- Faltas superiores a 10% da formação mesmo que justificadas (p.e.:doença): o formando é eliminado perdendo todos os pagamentos já efectuados;
- Média final do curso inferior a 10 valores: o mesmo critério de eliminação;
- Prevê-se para breve a supressão de vários comboios que circulam com um numero reduzido de passageiros levando ao despedimento de maquinistas já com muita experiência;
- Após a privatização dos caminhos de ferro em Portugal os concursos serão além fronteiras, isto é, qualquer maquinista europeu que domine o português poderá também candidatar-se;
- A carta de maquinista emitida pelo IMTT só é para já reconhecida em Portugal;
- Deslocações e alimentação nos dias de curso por conta do formando;
- Período de amortização face ao investimento no curso: entre 16 a 19 meses de trabalho continuo.
Caso seja um dos interessados nesta formação leia os "comentários" e partilhe a sua opinião.
Por este valor fazia 2 doutoramentos...
ResponderEliminarJorge
19000 euros sem quaisquer perspectivas de emprego????
ResponderEliminarAo menos dessem subsídio de refeição :-)
De alguma forma percebe-se o custo deste curso. Aluguer de máquinas, linhas, etc. Mas a meu ver a Fernave devia suportar pelo menos metade desse custo. Desta forma o formando ficaria só com um 50% do encargo, bem como, com um suporte de um parceiro que também se preocuparia com o futuro pós-curso. É que como as coisas são apresentadas, seja qual for a situação, a Fernave nunca perde - só ganha!
EliminarParece-me haver aqui qualquer coisa mal explicada por parte da entidade formadora... Dar um curso por este preço num sector que está em crise e com excesso de profissionais? Esperemos que a FERNAVE leia esta blog e também o comente.
ResponderEliminarPaulo Barbosa
São várias as opiniões sobre este curso em especial no Facebook da própria Fernave. Chamo a atenção para os comentários de Luis Miguel Neves, maquinista de profissão, que alerta claramente para que quem termina este curso vai directo para o desemprego.
ResponderEliminarL.Silva
É uma vergonha descarada o que pretendem fazer!
ResponderEliminarAproveitarem-se desta ocasião para encherem os bolsos à custa de quem anda aflito e ainda acredita nestes energúmenos!
Estou a escrever como anónimo mas sei do que falo.
Não se deixem enganar!
O dinheiro sai da vossa bolsa e nunca mais tem retorno!
Parece-me que quem avançar com este curso só mesmo por paixão.
ResponderEliminarSenão vejamos, por pouco mais de 3.000€ tiram uma licenciatura em mecânica ou engenharia de petroleos e no final vão para os paises nordicos ganhar 5.000€ por mês.
Este curso são 19.000€ sem perspectivas de emprego e com um salário a rondar os 1.100€ mensais.
A paixão cega por um tempo, mas não por toda a vida!
Por aqui é para esquecer!!! Já em Angola e Moçambique parece que existe mercado... Mas quanto a remunerações e condições de trabalho ninguém sabe. A meu ver foi uma falta grave da Fernave não ter apresentado soluções concretas para o mercado de trabalho. O resultado está à vista: foi prolongado o prazo para aceitação de inscrições para 31 de Outubro.
Eliminar...caros amigos, sou maquinista da CP há cerca de 20 anos, tenho o curso da maioria de máquinas da CP, cursos esses que são indispensáveis para exercer a atividade de maquinista assim como conhecer as linhas onde conduzo. A questão que coloco é: no fim do curso está-se apto a conduzir que máquinas e onde?
ResponderEliminarNas informações que constam da FERNAVE poderá conduzir 3 máquinas: Automotora UQE série 2300/2400, Locomotivas Alstom 1900/1930 e Locomotivas LE 5600. Quanto à linha, penso que é o percurso entre Santa Apolónia e Entroncamento.
Eliminar...afinal os maquinistas não ganham 3500€...
ResponderEliminarJA PARECE SALARIOS DO GOVERNO...
EliminarRelativamente à recente noticia sobre a "dezena de inscrições" estou curioso em saber se serão particulares portugueses ou angolanos/moçambicanos pagos pelos governos desses países.
ResponderEliminarJoão Costa--
excelente post !!
ResponderEliminarExcelente !!
ResponderEliminarO que e certo e que quem fez o curso ta no desemprego
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