terça-feira, 25 de setembro de 2012

A FERNAVE abriu o Curso de Formação Inicial de Maquinistas (CFIM)

Na qualidade de pessoa interessada no CFIM, após ter assistido à sessão de esclarecimento que ocorreu no passado mês de Setembro em Lisboa, verifiquei a existência de vários aspectos que convém salientar cabendo a cada leitor deste blog tirar as suas conclusões.

Inicio do curso: Dezembro de 2012
Duração: 11 meses;
Horas diárias de formação: 7 a 8 horas

Após a aprovação e entrada no mercado de trabalho a remuneração prevista varia entre os 1.000€ e os 1.200€ mensais.


ASPECTOS POSITIVOS
  • Curso com forte componente prática;
  • Formadores com grande experiência na matéria;
  • Certificado emitido pela Fernave;
  • Carta de maquinista emitida pelo IMTT;
  • Operadores ferroviários potenciais empregadores:
    • Passageiros
      • CP
      • Fertagus
      • MetroLx
      • MetroPorto
    • Carga
      • Transdev
      • CP Carga
      • Takargo/Comsa

ASPECTOS NEGATIVOS
  • Preço: 19.000€ ( 3.760€ de entrada + 1.880€ x 8 );
  • Acordos com a banca: nenhuma instituição aprovou crédito para este curso;
  • Garantia de emprego no final do curso: não existe!;
  • Nº de maquinistas desempregados em Portugal: estima-se uma centena;
  • Faltas superiores a 10% da formação mesmo que justificadas (p.e.:doença): o formando é eliminado perdendo todos os pagamentos já efectuados;
  • Média final do curso inferior a 10 valores: o mesmo critério de eliminação;
  • Prevê-se para breve a supressão de vários comboios que circulam com um numero reduzido de passageiros levando ao despedimento de maquinistas já com muita experiência;
  • Após a privatização dos caminhos de ferro em Portugal os concursos serão além fronteiras, isto é, qualquer maquinista europeu que domine o português poderá também candidatar-se;
  • A carta de maquinista emitida pelo IMTT só é para já reconhecida em Portugal;
  • Deslocações e alimentação nos dias de curso por conta do formando;
  • Período de amortização face ao investimento no curso: entre 16 a 19 meses de trabalho continuo.

Caso seja um dos interessados nesta formação leia os "comentários" e partilhe a sua opinião.

16 comentários:

  1. Por este valor fazia 2 doutoramentos...

    Jorge

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  2. 19000 euros sem quaisquer perspectivas de emprego????
    Ao menos dessem subsídio de refeição :-)

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    1. De alguma forma percebe-se o custo deste curso. Aluguer de máquinas, linhas, etc. Mas a meu ver a Fernave devia suportar pelo menos metade desse custo. Desta forma o formando ficaria só com um 50% do encargo, bem como, com um suporte de um parceiro que também se preocuparia com o futuro pós-curso. É que como as coisas são apresentadas, seja qual for a situação, a Fernave nunca perde - só ganha!

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  3. Parece-me haver aqui qualquer coisa mal explicada por parte da entidade formadora... Dar um curso por este preço num sector que está em crise e com excesso de profissionais? Esperemos que a FERNAVE leia esta blog e também o comente.

    Paulo Barbosa

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  4. São várias as opiniões sobre este curso em especial no Facebook da própria Fernave. Chamo a atenção para os comentários de Luis Miguel Neves, maquinista de profissão, que alerta claramente para que quem termina este curso vai directo para o desemprego.
    L.Silva

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  5. É uma vergonha descarada o que pretendem fazer!
    Aproveitarem-se desta ocasião para encherem os bolsos à custa de quem anda aflito e ainda acredita nestes energúmenos!
    Estou a escrever como anónimo mas sei do que falo.
    Não se deixem enganar!
    O dinheiro sai da vossa bolsa e nunca mais tem retorno!

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  6. Parece-me que quem avançar com este curso só mesmo por paixão.
    Senão vejamos, por pouco mais de 3.000€ tiram uma licenciatura em mecânica ou engenharia de petroleos e no final vão para os paises nordicos ganhar 5.000€ por mês.
    Este curso são 19.000€ sem perspectivas de emprego e com um salário a rondar os 1.100€ mensais.
    A paixão cega por um tempo, mas não por toda a vida!

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    1. Por aqui é para esquecer!!! Já em Angola e Moçambique parece que existe mercado... Mas quanto a remunerações e condições de trabalho ninguém sabe. A meu ver foi uma falta grave da Fernave não ter apresentado soluções concretas para o mercado de trabalho. O resultado está à vista: foi prolongado o prazo para aceitação de inscrições para 31 de Outubro.

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  7. ...caros amigos, sou maquinista da CP há cerca de 20 anos, tenho o curso da maioria de máquinas da CP, cursos esses que são indispensáveis para exercer a atividade de maquinista assim como conhecer as linhas onde conduzo. A questão que coloco é: no fim do curso está-se apto a conduzir que máquinas e onde?

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    1. Nas informações que constam da FERNAVE poderá conduzir 3 máquinas: Automotora UQE série 2300/2400, Locomotivas Alstom 1900/1930 e Locomotivas LE 5600. Quanto à linha, penso que é o percurso entre Santa Apolónia e Entroncamento.

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  8. ...afinal os maquinistas não ganham 3500€...

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  9. Relativamente à recente noticia sobre a "dezena de inscrições" estou curioso em saber se serão particulares portugueses ou angolanos/moçambicanos pagos pelos governos desses países.
    João Costa--

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  10. O que e certo e que quem fez o curso ta no desemprego

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