segunda-feira, 6 de julho de 2020

TAKARGO inicia formação interna para linha das Minas de Moncorvo

A Linha do Douro vai voltar a ter transporte de mercadorias ainda neste mês. A partir das minas de Moncorvo, serão enviadas até 1400 toneladas de ferro por dia para o porto de Leixões e que terão como destino o mercado europeu. Esta é a estratégia da Aethel Mining, a nova concessionária da segunda maior jazida de ferro da Europa. A operação também é vista como mais um motivo para reabrir a linha ferroviária até à fronteira com Espanha.


Na primeira fase, será possível transportar 1400 toneladas de ferro por dia, divididas por duas circulações de 700 toneladas cada. Esta é a capacidade máxima naquela linha ferroviária, considerando que não há corrente elétrica entre Marco de Canaveses e o Pocinho – até ao final de 2023, só está prevista a eletrificação do troço Marco de Canaveses e Régua. O transporte ferroviário deverá ser assegurado pelos portugueses da Takargo, que na passada terça-feira fez vários ensaios de formação para maquinistas.
Na segunda fase, prevê-se que o transporte ferroviário seja complementado pelo transporte fluvial.




1 comentário:

  1. Boa noite.
    Procurei sem sucesso a opção de enviar mensagem ao responsável por este blog.
    Se estiver disposto a esclarecer-me algumas dúvidas, que eu agradeceria imenso, por favor use o meu email albuquerque.sergio@gmail.com.

    Obrigado

    ResponderEliminar