sábado, 1 de dezembro de 2018

Avaliação Europeia da Ferrovia Portuguesa e a Promessa de Investimentos de 2.000.000.000€

A avaliação dos sistemas ferroviários europeus mostra Portugal na cauda da Europa ao lado de países como a Roménia ou a Bulgária. Os longos anos de desinvestimento na renovação e manutenção de material deixaram este sector num caos. Enquanto a administração da CP mantém todas as suas mordomias os utentes sentem diariamente o transtorno dos constantes atrasos e supressão de composições. Entretanto há uma nova promessa para o maior investimento dos últimos 100 anos. Vamos aguardar...!



O Governo prometeu dar resposta ao desafio já no próximo ano. Durante o segundo dia de debate do Orçamento de Estado para 2019, o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, prometeu “o maior investimento em obras de construção de ferrovia dos últimos 100 anos”, focado “no plano ferrovia 2020, e na aquisição, já autorizada, de material circulante”.

No total, o Governo diz que vai canalizar mais de dois mil milhões de euros para a construção de novas linhas ferroviárias, numa extensão de 214 km, mas também para a modernização de 900 km de linha já existente. (...) vai ser visível nas “intervenções nos principais eixos ferroviários, desde a linha do Minho, a Linha do Douro, a Linha do Norte, Linha da Beira Baixa, início no Corredor Internacional Norte e Corredor Internacional Sul (Sines – Caia). Paralelamente, estarão em curso projetos para a modernização e eletrificação da Linha do Oeste e Linha do Algarve”.

Sem comentários:

Enviar um comentário